11.1.13
Exposição de arte questiona o modelo de cidade voltada para carros
Cartaz: Carros criam desenhos na paisagem. Faça download deste cartaz em PDF
Com mais de uma década de trajetória na arte, o Poro realiza mostra em Brasília com obras criadas especialmente para a cidade. O campo de atuação do Poro sempre foi o espaço público e a reflexão sobre o cotidiano, realizando trabalhos com a dose certa de poesia e crítica. Talvez por isso, as obras da exposição Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio] transcendem a capital federal e ajudam a pensar o contexto atual das cidades brasileiras.
Como o título da exposição já sugere, um dos focos da mostra é questionar o modelo de cidade voltada para carros. "Cidade estacionamento" é o nome de uma das séries apresentadas, mas várias outras obras fazem leituras gráficas e até inusitadas do que têm se transformado as cidades brasileiras, com a presença massiva de carros nas ruas, fazendo com que as paisagens urbanas se transformem em grandes vias e áreas enormes para estacionar os carros. Como as áreas oficiais de "parar o carro" nunca são suficientes, as ruas e canteiros das cidades vão sendo tomadas.
Fonte digital Parking.ttf, desenvolvida a partir das tipologias dos estacionamentos de Brasília
No caso de Brasília, que nasceu na época em que o carro era sinônimo de futuro, desde seu planejamento o traçado da cidade privilegiou as vias rápidas, com várias pistas e longas distâncias entre um lugar e outro. Só muitos anos depois da inauguração da cidade, se iniciaram a construção do metrô e mais recentemente de ciclovias, para oferecer alternativas ao uso massivo de carros como forma de transporte. As imagens criadas pelo Poro a partir desse contexto fazem pensar na importância de se reforçar alternativas para se mover nas cidades, de formas menos estressantes, mais prazerosas e, por que não, poéticas.
A exposição Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio] acontece na Funarte de Brasília (Galeria Fayga Ostrower – Complexo Cultural Funarte – entre a Torre de TV e o Centro de Convenções – Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural, Brasília – DF).
Visitação até dia 21 de janeiro de 2013, de segunda a domingo, das 9h às 21h. Lançamento do catálogo da exposição e conversa com os artistas no dia 19/1, sábado, às 10h30. Entrada franca
No site do Poro estão sendo publicadas imagens e mais informações sobre a exposição, acompanhe: www.poro.redezero.org
Ainda sobre o tema, fica a dica de um cartaz antigo criado pelo Poro e disponibilizado para download gratuito:
Cartaz: Transforme distância em movimento. Faça download deste cartaz em PDF
Façam bom proveito.