1.8.08

Cooperativas de consumidores e a prática do consumo consciente

As cooperativas ou associações de consumidores são iniciativas frequentes em vários países, principalmente no Japão, EUA e países da Europa. A idéia é simples e eficiente: várias pessoas se juntam para fazer compras unificadas, com isso fazem compras em maior quantidade e assim conseguem comprar diretamente dos produtores. Essas cooperativas e associações optam por alimentos mais saudáveis (orgânicos ou agroecológicos) e produzidos de modo sustentável. Usam o poder de escolha no ato de compra para apoiar e reforçar comunidades de agricultores e de artesãos. Todo mundo ganha: quem consome e quem produz. Como a compra acontece sem intermediários, o produtor é melhor remunerado pelo seu trabalho e os consumidores conseguem os produtos com preço mais baixo que em supermercados.

Esse tipo de inciativa começa a ganhar força no Brasil. Alguns exemplos são:

RedeMoinho (Bahia)
http://redemoinho.coop.br/
A RedeMoinho é uma cooperativa de produtores e consumidores, criando ligações essas pontas e estimulando a prática da Economia Solidária e fortalecendo-a. É formada por pessoas dispostas a consumir e/ou produzir produtos de boa qualidade e oriundos de uma produção socialmente justa, ambientalmente sustentável e biologicamente saudável. Eles fazem entrega em casa, os pedidos podem ser feitos através do site.


Rede ecológica de consumidores (Rio de Janeiro)
http://www.redeecologicario.org/
Uma das principais atividades da Rede Ecológica são as compras coletivas que viabilizam o abastecimento de produtos orgânicos a preços acessíveis, apoiando ao mesmo tempo iniciativas ecológicas e solidárias de produtores. Além das compras coletivas, a Rede Ecológica tem desenvolvido também atividades de reaproveitamento, agroturismo, agricultura urbana e campanhas.

Rede Terra Viva (Minas Gerais)
http://www.4cantosdomundo.org.br/terraviva.php
A Rede Terra Viva tem a missão de organizar a produção, a compra, a venda ou a troca de produtos orgânicos, agroecológicos, artesanais e saberes, cuidando da vida e da saúde da rede de associados e da comunidade em geral, por meio dos princípios da cooperação, da visão biorregional e da economia solidária.


Centro Ecológico (Rio Grande do Sul)
http://www.centroecologico.org.br/cooperativas.php
O sonho do alimento limpo também era partilhado pelas pessoas da cidade, especialmente de Três Cachoeiras. Buscando ligar as propriedades rurais já ecologizadas e esta cidade, diferentes estratégias foram experimentadas, mas a idéia que veio para ficar foi a organização de uma Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos. E assim, inspirada na pioneira Cooperativa Coolméia da capital do Rio Grande do Sul, a Coopet - Cooperativa dos Consumidores de Produtos Ecológicos de Três Cachoeiras - foi criada em 1999. A história continua e hoje consumidores de quatro municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina têm o privilégio de acessar produtos sem agrotóxicos oriundos da agricultura familiar através das Cooperativas de Consumidores do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...