25.5.10

Projeto de reflorestamento da Caatinga

Localizado no semiárido do nordeste do Brasil, o bioma Caatinga é geralmente associado à vida difícil entre árvores sem nenhuma folha, em paisagens situadas entre a seca e miséria. Por causa desse imaginário superficial, a Caatinga é o bioma mais ameaçado do Brasil, colocando em risco sua biodiversidade (clique aqui para ver o que ela é rica), as populações que vivem naquela região e seus modos de vida.

Quem assistiu ao vídeo sobre o Umbu Orgânico viu uma história diferente, onde a valorização de uma espécie nativa (Umbu) e a organização das comunidades em cooperativa (Coopercuc) melhora a condição de vida das pessoas envolvidas e ajuda a preservar aquele ambiente.

Um outro projeto que colabora para reverter o processo de degradação da Caatinga (que corre riso concreto de desertificação) é o Recaatingamento, que envolve comunidades de 7 municípios para preservar as áreas nativas da Caatinga e recuperar áreas onde a vegetação está fragilizada.

Um projeto bem bonito, que vale a pena ser conhecido e apoiado.
Veja o site para saber mais: www.recaatingamento.org

*Ambos ligados ao IRPAA, o Recaatingamento e a Coopercuc atuam na mesma região. O fato de que esses projetos tão bem sucedidos conseguem fazer tanta coisa numa região tão árida mostra que com vontade, articulação e carinho se pode mudar para melhor a realidade de qualquer lugar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...